Poesia de Cora Coralina

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”



Cora Coralina















































Espero que aproveitem bem este blog... um abraço! SANDRA AQUINO















domingo, 11 de setembro de 2011

LEITURA E ANÁLISE DE GRÁFICO

GRÁFICOS


Os gráficos têm a função de apresentar dados econômicos, sociais, físicos, etc. por meio de figuras. São eficientes, pois trazem informações ao mesmo tempo, permitindo a visualização, a compreensão e a comparação de dados. Há vários tipos de gráficos: o circular, também chamado de “gráfico de pizza”, o de barras, o construído em curvas em retas e outros.



Folha de S.Paulo,7out.2003,p.A12.



Observe com atenção este gráfico sobre a pobreza no mundo.


1-De que assunto trata este texto?


2-Que recursos são utilizados para expor o assunto?


3-As informações referem-se a que ano?


4-Segundo a ONU(Organizações das Nações Unidas), o que caracteriza uma favela?


Nesse texto, a representação da parcela de favelados na população das cidades é feita por meio de dois gráficos:



  • Gráfico circular;

  • Gráfico de barras,complementado por um mapa-múndi, que dá a localização das regiões no globo.

5-Observe o gráfico circular e diga com suas palavras as informações que ele apresenta.


6-Comparando o gráfico, qual é a região mais pobre?


7-Observando o gráfico de barras, coloque as áreas do mundo com população favelada em ordem decrescente( da maior para menor), de acordo com o tamanho da população.





Nenhum comentário:

Postar um comentário