Poesia de Cora Coralina

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”



Cora Coralina















































Espero que aproveitem bem este blog... um abraço! SANDRA AQUINO















domingo, 11 de setembro de 2011

LEITURA E ANÁLISE DE NOTÍCIA E REPORTAGEM



Leitura de textos jornalísticos: notícias e reportagens

O jornal é um portador de diferentes gêneros: textos opinativos (editorial, cartas dos leitores, críticas), notícias, reportagens, dicas culturais, classificados etc. distribuídos em diferentes cadernos. Hoje, os alunos têm acesso a essa linguagem por diferentes formas, inclusive por meio dos telejornais. O trabalho com a leitura desses textos tem como objetivo conhecer essas linguagens para ter uma visão mais crítica do mundo.


NOTÍCIA


A notícia apresenta um puro registro dos fatos sem comentário e nem interpretação. A preocupação é informar o leitor a respeito de determinado acontecimento: o que aconteceu, quando, onde, com quem. Esse tipo de texto, que constitui a base do jornal, mas também aparece em revistas, programas de rádios e telejornais, é chamado de notícia.


A notícia de jornal obedece a critérios preestabelecidos:




  • Traz um título chamativo;


  • Inicia-se com um lead ( ou lide), isto é, um resumo do fato em poucas linhas. Geralmente, nas notícias, é o primeiro parágrafo do texto, em que se respondem as questões básicas sobre o fato a ser relatado: o quê, quem, onde, quando, como e por quê ( elementos essências de qualquer narrativa);


  • Relata fatos recém- ocorridos, utilizando uma linguagem clara e objetiva.



Vamos localizar nessa noticia os elementos citados:


O quê (fato): _____________________________________________________


Quem( personagens):______________________________________________


Quando (tempo):__________________________________________________


Onde: __________________________________________________________


Por quê:________________________________________________________


Lead(lide):_______________________________________________________

Corpo da notícia: _________________________________________________



REPORTAGEM

O texto de reportagem é feito com base em pesquisas, entrevistas, levantamento de dados e citações, entre outros recursos. Apresenta diferentes vozes sobre o mesmo assunto e tem linguagem objetiva, clara e baseada na variedade padrão da língua. Na reportagem, utilizam-se termos que não dão margem a diferentes interpretações. As citações entram entre aspas e as fontes são sempre identificadas. Variados, os assuntos das reportagens são todos aqueles que despertem interesse do leitor.




Título da reportagem:______________________________________________
Jornalista:_______________________________________________________
Assunto principal:_________________________________________________
Quem foi consultado:______________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário