Poesia de Cora Coralina

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”



Cora Coralina















































Espero que aproveitem bem este blog... um abraço! SANDRA AQUINO















domingo, 11 de setembro de 2011

LEITURA E ANÁLISE DE FOTOS





SITUAÇÕES DE LEITURA


Há muitas maneiras de ler um texto. Em diferentes situações do dia a dia, estamos em contato com textos variados, espalhados em todos os locais. Procure observar os textos em sua volta.



Observe a foto a seguir:





- Aponte um detalhe da foto que tenha chamado a sua atenção durante a leitura.


- A fotografia revela possíveis informações ou hipóteses. O que você poderia dizer a respeito do cenário?


- Observe o aspecto de modernidade presente na foto dessa cidade. Para você, o que isso pode representar sobre a qualidade de vida das pessoas quem trabalham e/ ou moram nessa região?


- Observe sua cidade e indique como você vê a distribuição do espaço urbano: o desenvolvimento e a organização da cidade nos diferentes bairros ou setores habitacionais.



Essa foto é da cidade de São Paulo. Discuta sobre qualidade de vida, espaço urbano, desenvolvimento e organização das grandes cidades. As grandes cidades brasileiras têm regiões com as características da foto: edifícios grandes, modernos e bonitos, avenidas e comércio desenvolvidos. Contudo, há um número maior ainda de regiões periféricas nessas mesmas cidades, com características bem diferentes: falta saneamento básico, escolas, hospitais, lazer, transporte, etc.



O Brasil é um país conhecido internacionalmente por sua rica fauna e flora, assim como por suas exuberantes paisagens e sua cultura diversificada. Nessa foto representa o Brasil.


Observe atentamente a foto:







Lembre-se: há informações na imagem que saltam aos olhos de qualquer leitor, assim como há muitas outras informações que só será percebidas pelos leitores mais atentos. Então, muita atenção!


-Observe a foto do animal e da vegetação e procure resgatar de suas lembranças as informações conhecidas a respeito dessa foto. Anote o maior número de informação que você vê.


-Anote, agora, o maior número de informação que você consegue associar à foto.



A fotografia brasileira teve um grande impulso na segunda metade do século XX.


O primeiro deles foi o desenvolvimento do fotojornalismo(1950), outro motivo foi a criação de revistas especializadas com orientações e técnicas fotográficas.




Foto: Viaduto do Chá (1993)


Fotógrafo: Cristiano Mascar ( 1944-)




Uma cena urbana


É comum associar o movimento do centro de uma grande cidade como São Paulo ao de um imenso formigueiro. Nessa foto tirada do alto as pessoas aparecem tão pequenas que parecem formigas movendo-se em várias direções. Mas há outros aspectos a destacar nela: a forte impressão de movimento, a sombra das pessoas nas calçadas e ruas, algumas pessoas andam sozinhas, ainda que entre tantas outras. Note ainda as que estão conversando, paradas, e as que estão abraçadas ou de mãos dadas.




Observe a foto:


-O que você vê?


-O lugar em que ela se encontra é adequado para esse tipo de esporte? Por quê?


-Que habilidade e condição física esse esporte requer?


-Geralmente, qual é o perfil das pessoas que gostam de praticar esse esporte?


-Ela está usando roupas adequadas para praticar o esporte?


-Levante hipóteses: Que idade você imagina que ela tem? Justifique.


-As roupas que ela usa são típicas de uma senhora de idade?


-E as ações dela? Por que geralmente pessoas idosas nunca são associadas a esse tipo de esporte?





Nenhum comentário:

Postar um comentário