Poesia de Cora Coralina

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”



Cora Coralina















































Espero que aproveitem bem este blog... um abraço! SANDRA AQUINO















quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ATIVIDADES - ENEM

ATIVIDADES PARA TREINO DO ENEM:

1- Um dos fenômenos mais discutidos na atualidade é a globalização das economias. No Brasil esse processo tem gerado:
(a) crescimento econômico estável, com taxas de desemprego baixas;
(b) crises sucessivas com alto índice de empregabilidade;
(c) um fenômeno cada vez mais visível de inclusão social;
(d) exigências de qualificação para o trabalho em vários níveis da economia;
(e) redução da recessão com aumento dos índices de desemprego.

2-No contexto das políticas de inclusão digital, as escolas, nos usos pedagógicos das tecnologias de informação, devem estar voltadas principalmente para:
(a) proporcionar aulas que capacitem os estudantes a montar e desmontar computadores, para garantir a compreensão sobre o que são as tecnologias digitais.
(b) explorar a facilidade de ler e escrever textos e receber comentários na internet para desenvolver a interatividade e a análise crítica, promovendo a construção do conhecimento.
(c) estudar o uso de programas de processamento para imagens e vídeos de alta complexidade para capacitar profissionais em tecnologia digital.
(d) exercitar a navegação pela rede em busca de jogos que possam ser “baixados”
gratuitamente para serem utilizados como entretenimento.
(e) estimular as habilidades psicomotoras relacionadas ao uso físico do computador, como mouse, teclado, monitor etc.

3- LEIA O TEXTO: Não se perca na rede
A Internet é o maior arquivo público do mundo. De futebol a física nuclear, de cinema a biologia, de religião a sexo, sempre há centenas de sites sobre qualquer assunto. Mas essa avalanche de informações pode atrapalhar. Como chegar ao que se quer sem perder tempo? É para isso que foram criados os sistemas de busca. Porta de entrada na rede para boa parte dos usuários, eles são um filão tão bom que já existem às centenas também. Qual deles escolher? Depende do seu objetivo de busca.
Há vários tipos. Alguns são genéricos, feitos para uso no mundo todo(Google, por exemplo). Use esse site para pesquisar temas universais.outros são nacionais ou estrangeiros com versões específicas para o Brasil(Cadê, Yahoo,Altavista). São ideais para achar páginas “com.br”.
(Paulo D’Amaro)
- O artigo foi escrito por Paulo D’Amaro. Ele misturou informações e análises do fato. O período que apresenta uma opinião do autor é:
(a) “foram criados sistemas de busca.”
(b) “essa avalanche de informações pode atrapalhar.”
(c) “ sempre há centenas de sites sobre qualquer assunto.”
(d) “A Internet é o maior arquivo público do mundo.”
(e) “ Há vários tipos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário