Poesia de Cora Coralina

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”



Cora Coralina















































Espero que aproveitem bem este blog... um abraço! SANDRA AQUINO















segunda-feira, 3 de outubro de 2011

LEITURA E ANÁLISE DE PROPAGANDA

PROPAGANDA
Ao divulgar um produto, um serviço, fazer uma campanha, a propaganda tem o objetivo de convencer o receptor a uma mudança de comportamento, persuadi-lo a adquirir, consumir e usar os produtos anunciados, utilizar ou beneficiar-se dos serviços de uma empresa, firma, instituição, organização, órgão governamental etc. Geralmente vem acompanhada de uma imagem relacionada ao tema em questão e contém frase(s) breve(s) e chamativa(s). Frequentemente apresenta pronomes relativos à segunda pessoa do discurso (pessoa com quem se ou a quem se escreve) e/ou verbos no imperativo( ou no infinitivo, com valor de imperativo). Pode ou não conter textos mais extensos.
- Observe esse anúncio:





- Leia o anúncio do Leite Moça a seguir, publicado na revista feminina NOVA, em janeiro de 2001:

(Com Leite Moça, o sucesso das suas receitas é garantido.Só Leite Moça tem o que ninguém tem: a qualidade Nestlé e o sabor do leite condensado mais famoso do Brasil.
Leites Nestlé, Amor por você)

1- Observando com atenção a imagem do anúncio, é possível perceber que a lata de leite condensado faz referência à mulher. A mulher que se refere é:
(A)Hebe Camargo.
(B)Claudia Leite.
(C)Carmem Miranda.
(D)Paula Fernandes.


2- Explique o significado da frase: “ O que é que essa MOÇA tem? Tem que ninguém tem.”


3- Por que ao publicar esse anúncio de leite condensado, o autor da propaganda relacionou o produto e essa imagem (turbante com frutas)?


4- Esse anúncio causaria o mesmo efeito no leitor se fosse publicado na revista de automobilismo QUATRO RODAS? Explique.

2 comentários: