Poesia de Cora Coralina

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”



Cora Coralina















































Espero que aproveitem bem este blog... um abraço! SANDRA AQUINO















segunda-feira, 22 de agosto de 2011

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E FUNÇÕES DA LINGUAGEM


A comunicação ocorre quando enviamos, transmitimos ou recebemos mensagens por meio da linguagem verbal – oral ou escrita – ou linguagem não verbal.


A escolha das funções da linguagem depende das intenções do emissor: informar, expressar sentimentos e ou opiniões.


São seis as funções básicas da linguagem verbal:


Função Emotiva / Expressiva


É centralizada no emissor. Como o próprio nome já diz, tem o papel de exprimir emoções, impressões pessoais a respeito de determinado assunto. Por esse motivo ela normalmente vem escrita em primeira pessoa e de forma bem subjetiva. Em textos que utilizam a função emotiva há uma presença marcante de figuras de linguagem, mensagens subentendidas, elementos nas entrelinhas, etc.


Os textos que mais comumente se utilizam desse tipo de linguagem são as cartas, as poesias líricas, as memórias, as biografias, entre outros.



Função Referencial / Denotativa


Contrariamente à emotiva, esse tipo de linguagem é centralizada no receptor. Como seu foco seja transmitir a mensagem da melhor maneira possível, a linguagem utilizada é objetiva, recorrendo a conceitos gerais, vocabulário simples e claro, ou, dependendo do público alvo, vocabulário que melhor se adeque a ele. É chamada de denotativa devido à objetividade das informações, à clareza das idéias. Há uma prevalência do uso da terceira pessoa, o que torna o texto ainda mais impessoal.


Os textos que normalmente fazem uso dessa função são os textos jornalísticos e os científicos.



Função Apelativa / Conativa


Essa função serve para fazer apelos, pedidos, para comover ou convencer alguém a respeito do que se diz. Centralizada no receptor, procura influenciá-lo em seus pensamentos ou ações. É bastante frequente o uso da segunda pessoa, dos vocativos e dos imperativos.A intenção do emissor é influir no comportamento de alguém.


Essa função é aplicada particularmente nas propagandas ou outros textos publicitários, e também em campanhas sociais, com o objetivo de comover o leitor.



Função fática


Tem o objetivo de estabelecer um contato ou comunicação,verificar se o receptor está recebendo a mensagem plenamente ou, ainda, prolongar o contato entre os falantes.


É utilizada em saudações, cumprimentos do dia a dia, expressões idiomáticas, marcas orais, etc.



Função poética


Caracteriza-se basicamente pelo uso de linguagem figurada, metáforas e demais figuras de linguagem, rima, métrica, etc. É semelhante à linguagem emotiva, sendo que não necessariamente revela sentimentos ou impressões a respeito do mundo.


Como pode-se constatar essa função é aplicada em poesias, músicas e algumas obras literárias.




Função metalingüística


Esta última função está presente principalmente em dicionários.
Caracteriza-se por trazer consigo uma explicação da própria língua. Pode ocorrer também em poesias, obras literárias, etc.



ATIVIDADE:



Leia a seguinte afirmação:




Em nossa civilização apressada, o “bom-dia”, o “boa-tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou do futebol!



O texto faz referência `função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”. Assinale a alternativa que melhor explica essa função.


a)Trata-se da função poética da linguagem, pois o texto envolve uma seleção especial de palavras e uma forma criativa de combiná-las.


b)Trata-se da função fática da linguagem, pois são citadas expressões que visam a estabelecer contato entre os falantes.


c)Trata-se da função referencial, pois o objetivo do texto é informar o leitor sobre elementos utilizados no processo comunicativo.


d)Trata-se da função metalingüística, pois o texto apresenta definições e explicações sobre a língua portuguesa.


e)Trata-se da função emotiva da linguagem, pois o texto está todo centrado nas emoções do emissor.



Leia o texto a seguir e indique sua função:





Tudo o que consumimos é embrulhado em papel ou plástico: é lixo que não sabemos onde pôr. Quanto mais consumimos, mais lixo fazemos.Mesmo onde o consumo é baixo, como lugares pobres, afastados, de pouco comércio, um certo tipo de lixo vai chegando. Tampinhas, caixinhas,invólucro de bala. As havaianas vêm em saquinho plástico. Em resumo, mesmo o consumo de baixo preço gera um lixo que fica aí, coalhando o mato, a mata, as beiras de rio, as praias.


MAUTNER, Anna Verônica. Folha de S.Paulo.


Folha Equilíbrio. 8fev.2001.


3 comentários: