Poesia de Cora Coralina

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”



Cora Coralina















































Espero que aproveitem bem este blog... um abraço! SANDRA AQUINO















quarta-feira, 24 de agosto de 2011

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

O herói do banheiro

Era Dia da Criança no Japão. No metrô de Tóquio, um faxineiro entrou no banheiro e sentiu um cheiro esquisito de produto químico: cianeto de hidrogênio, suficiente para matar dez mil pessoas. Uau! Em segundos, aquele faxineiro japonês salvou milhares de vidas:era Tomiko San, o Faxineiro Super-Herói! Tomiko San passou a agir em todos os banheiros do metrô de Tóquio. Em todos, vestido com seu uniforme de faxineiro japonês, ele atacava de super-herói, evitando tragédias e salvando milhares de vidas. Os meninos ficaram vidrados em Tomiko San : logo milhares de bonecos invadiram as lojas e quando vinha a pergunta: “ O que você quer ser quando crescer?”, os japonesinhos falavam, sem hesitar: “Faxinelo”. Foi uma febre que durou meses .Quando ficou velhinho, Tomiko San, o Faxineiro Super-Herói, ganhou uma estátua de guerreiro bem em frente ao banheiro.

DILÈIA, Frate. Histórias para acordar.

ATIVIDADES:

1 – O texto fala sobre uma pessoa muito especial.
a) Qual o nome dessa pessoa?
b) Qual sua profissão?
c) O que essa pessoa fez para que se tornasse alguém especial?

2 – O nome do personagem é escrito com letra maiúscula ou minúscula? E o nome da profissão?Por que ocorre essa diferença?

3 – Observe a frase “ Em segundos, aquele faxineiro japonês salvou milhares de vidas:era Tomiko San, o Faxineiro Super-Herói!” Que intenção a palavra faxineiro passou a ser escrita com letra maiúscula?

4 – Na frase: “ ... os japonesinhos falavam sem hesitar: “Faxinelo”. Como seria “correto” de escrever a palavra faxinelo? Seria faxineiro.
a) Por que essa palavra foi escrita desse modo?

5 – No texto aparecem outros substantivos próprios. Há também vários substantivos comuns. Faça uma lista com:
SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS - SUBSTANTIVOS COMUNS


6 – No trecho:" Foi uma febre que durou meses”. A palavra em negrito significa:
( ) uma doença ( ) todos esquentaram ( ) foi uma epidemia

7 – Classifique as palavras quanto a sílaba tônica:
metrô-
químico-
japonês-
Tóquio-
produto-

8 – Complete as palavras com X ou CH

___inelo ___ale ___ique ____oque fa___ina

Nenhum comentário:

Postar um comentário