Poesia de Cora Coralina

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”



Cora Coralina















































Espero que aproveitem bem este blog... um abraço! SANDRA AQUINO















domingo, 15 de novembro de 2009

ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
3º Ciclo 2ª Fase – Setembro de 2009.

Conteúdo:
- Construindo hipóteses sobre o texto.
- Criando um selo de qualidade.

Objetivos:
- Ler e entender texto criado com linguagem verbal e não verbal.
- Criar selo de qualidade para produto industrializado da região.

Duração:
- 3 aulas.

Metodologia:
- 1º passo- Estimular os alunos a levantar hipóteses sobre o texto, trabalhando apenas com a imagem do selo.
- 2º passo- Após a observação do texto, alunos devem ler e responder as questões de interpretação.
- 3º passo- Fazer estudo sobre o logotipo e o slogam do selo.
- 4º passo- Fazer a leitura do texto que acompanha o selo “Amendoim”.
- 5º passo- Usar dicionário para o conhecimento de palavras novas.
- 6º passo- Mostrar outros selos de qualidade aos alunos e compará-los.
- 7º passo- Criar um selo usando a linguagem verbal e não verbal, imaginado que você deve cuidar da qualidade do produto típico da região.
- 8º passo- Apresentar aos colegas o selo criado.

Recursos:
- Cópia do texto “ABICAB”;
- Diversos selos de qualidade;
- Dicionário;
- Caderno e lápis;
- Lápis de cor e folhas.

Avaliação:
- O processo avaliativo ocorrerá durante todo o período das atividades. Será observada a participação e autonomia dos alunos.

Resultados alcançados:
- As atividades motivaram os alunos e tornaram as aulas mais interessantes. Alguns alunos não capricharam nos desenhos, mas conseguiram alcançar o objetivo proposto.

Atividades realizadas pelos alunos.







Fotos dos alunos realizando a atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário