Poesia de Cora Coralina

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”



Cora Coralina















































Espero que aproveitem bem este blog... um abraço! SANDRA AQUINO















domingo, 15 de novembro de 2009

ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.
3º Ciclo 3ª Fase – Junho de 2009.

Conteúdo:
- Estudo de gênero textual – receita.
- As diferentes maneiras das receitas.

Objetivo:
- identificar, comparar as características que levaram à classificação do gênero textual – receita.

Duração:
- 3 aulas.

Metodologia:
1º passo- Apresentação e leitura de diferentes receitas.
2º passo- Pedir que os alunos identifiquem as diferenças e as semelhanças nas receitas. Mostrar que é flexível as intenções dos falantes, que há suposições e variações culturais e estilísticas, há “misturas”e podemos usar o texto diferente do seu emprego habitual.
3º passo- Produção de texto- Receita diferente.
4º passo- Roda de leitura : apresentação das receitas aos colegas.

Recursos utilizados:
- Textos de receitas digitados;
- Quadro e giz;
- Caderno e lápis.

Avaliação:
- O processo avaliativo ocorrerá durante todo o período das atividades.

Resultado alcançado:
- Os alunos compreenderam o objetivo do gênero estudado. Todos participaram das discussões, das leituras e produção de texto. A realização da aula obteve bons resultados.

Atividades realizadas pelos alunos.





Foto dos alunos realizando a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário