Poesia de Cora Coralina

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”



Cora Coralina















































Espero que aproveitem bem este blog... um abraço! SANDRA AQUINO















quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE FÁBULA

FÁBULA.

O cavalo e o burro

“Cavalo e burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo, contente da vida, folgado com uma carga de quatro arrobas apenas, e o burro __coitado! __ gemendo sob o peso de oito. Em certo ponto, o burro parou e disse:
__ Não posso mais! Esta carga excede às minhas forças e o remédio é repartirmos o peso, irmanamente seis arrobas para cada um.
O cavalo deu um pinote e relinchou uma gargalhada.
__Ingênuo! Quer então que eu arque com seis arrobas quando posso bem continuar com as quatro? Tenho cara de tolo?
O burro gemeu:
__Egoísta! Lembre-se de que se eu morrer você terá que seguir com a carga das quatro arrobas mais a minha.
O cavalo pilheriou de novo e a coisa ficou por isso. Logo adiante, porém, o burro tropica,vem ao chão e rebenta.
Chegam os tropeiros, maldizem da sorte e sem demora arrumamos oitos arrobas do burro sobre as quatro do cavalo egoísta. E como o cavalo refuga, dão-lhe de chicote em cima, sem dó nem piedade.
___Bem feito! __ exclamou um papagaio.
Quem o mandou ser mais burro que o pobre burro e não compreender que o verdadeiro egoísmo era aliviá-lo da carga em excesso? Tome!
Gema dobrado agora...”

ATIVIDADES:

1- Faça uma análise dos elementos da narrativa da fábula.
2- Que mensagem podemos tirar dessa fábula?

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO INSTRUCIONAL

TEXTO INSTRUCIONAL
Existe um tipo textual muito útil no nosso dia a dia, e sempre que precisamos lá estamos nós a sua procura, são os chamados TEXTOS INSTRUCIONAIS. Os mesmos têm a função de ensinar a fazer algo ou apenas a usar algum equipamento ou produto.
Dentre eles estão:
Manuais de eletrodomésticos, Jogos eletrônicos, Regras de jogo, Receitas culinárias, Bula de medicamentos, Rótulos de embalagens de uma forma geral, entre outros.
Um fator muito importante que devemos perceber é quanto aos verbos de um texto desta natureza, pois como se trata de uma orientação, aparecem sempre no modo imperativo, no sentido de indicar uma ordem.

Observe o exemplo:

COMO LAVAR AS MÃOS – Manter o vírus da Gripe A afastado






- Quantas ações foram executadas para lavar as mãos corretamente?


- Qual é a importância de lavar as mãos corretamente?


- Escreva o que as pessoas devem fazer para não pegar a Gripe A?

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dinâmicas das vogais- Para apresentação em sala de aula com alunos
Em sala de aula, reúna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.
Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Procedimento:
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
O participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ATIVIDADES - ENEM

ATIVIDADES PARA TREINO DO ENEM:

1- Um dos fenômenos mais discutidos na atualidade é a globalização das economias. No Brasil esse processo tem gerado:
(a) crescimento econômico estável, com taxas de desemprego baixas;
(b) crises sucessivas com alto índice de empregabilidade;
(c) um fenômeno cada vez mais visível de inclusão social;
(d) exigências de qualificação para o trabalho em vários níveis da economia;
(e) redução da recessão com aumento dos índices de desemprego.

2-No contexto das políticas de inclusão digital, as escolas, nos usos pedagógicos das tecnologias de informação, devem estar voltadas principalmente para:
(a) proporcionar aulas que capacitem os estudantes a montar e desmontar computadores, para garantir a compreensão sobre o que são as tecnologias digitais.
(b) explorar a facilidade de ler e escrever textos e receber comentários na internet para desenvolver a interatividade e a análise crítica, promovendo a construção do conhecimento.
(c) estudar o uso de programas de processamento para imagens e vídeos de alta complexidade para capacitar profissionais em tecnologia digital.
(d) exercitar a navegação pela rede em busca de jogos que possam ser “baixados”
gratuitamente para serem utilizados como entretenimento.
(e) estimular as habilidades psicomotoras relacionadas ao uso físico do computador, como mouse, teclado, monitor etc.

3- LEIA O TEXTO: Não se perca na rede
A Internet é o maior arquivo público do mundo. De futebol a física nuclear, de cinema a biologia, de religião a sexo, sempre há centenas de sites sobre qualquer assunto. Mas essa avalanche de informações pode atrapalhar. Como chegar ao que se quer sem perder tempo? É para isso que foram criados os sistemas de busca. Porta de entrada na rede para boa parte dos usuários, eles são um filão tão bom que já existem às centenas também. Qual deles escolher? Depende do seu objetivo de busca.
Há vários tipos. Alguns são genéricos, feitos para uso no mundo todo(Google, por exemplo). Use esse site para pesquisar temas universais.outros são nacionais ou estrangeiros com versões específicas para o Brasil(Cadê, Yahoo,Altavista). São ideais para achar páginas “com.br”.
(Paulo D’Amaro)
- O artigo foi escrito por Paulo D’Amaro. Ele misturou informações e análises do fato. O período que apresenta uma opinião do autor é:
(a) “foram criados sistemas de busca.”
(b) “essa avalanche de informações pode atrapalhar.”
(c) “ sempre há centenas de sites sobre qualquer assunto.”
(d) “A Internet é o maior arquivo público do mundo.”
(e) “ Há vários tipos.”

domingo, 11 de setembro de 2011

SARAU LITERÁRIO:NAS ASAS DA LEITURA

No dia 09/09/2011, na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, aconteceu o SARAU LITERÁRIO: NAS ASAS DA LEITURA, com a participação dos coordenadores, professores e alunos.Foram apresentados os trabalhos desenvolvidos na área da linguagem como:declamações de poemas, teatros, danças coreografadas, músicas, desenhos e outros.

PARABÉNS! ALUNOS, VOCÊS DERAM UM SHOW!


Alunas do 6º e 7º ano dançando.


Teatro: "O roubo da canastrinha"- Alunos do 4º ano.




Coral:" Rosa de Hiroshima" - Alunos do 6º ano B.




Luan - cantando uma paródia - Aluno do 5º ano A.




Maysa, Carla e Raul - cantando a música: " Conquistando o Impossível".


















LEITURA E ANÁLISE DE NOTÍCIA E REPORTAGEM



Leitura de textos jornalísticos: notícias e reportagens

O jornal é um portador de diferentes gêneros: textos opinativos (editorial, cartas dos leitores, críticas), notícias, reportagens, dicas culturais, classificados etc. distribuídos em diferentes cadernos. Hoje, os alunos têm acesso a essa linguagem por diferentes formas, inclusive por meio dos telejornais. O trabalho com a leitura desses textos tem como objetivo conhecer essas linguagens para ter uma visão mais crítica do mundo.


NOTÍCIA


A notícia apresenta um puro registro dos fatos sem comentário e nem interpretação. A preocupação é informar o leitor a respeito de determinado acontecimento: o que aconteceu, quando, onde, com quem. Esse tipo de texto, que constitui a base do jornal, mas também aparece em revistas, programas de rádios e telejornais, é chamado de notícia.


A notícia de jornal obedece a critérios preestabelecidos:




  • Traz um título chamativo;


  • Inicia-se com um lead ( ou lide), isto é, um resumo do fato em poucas linhas. Geralmente, nas notícias, é o primeiro parágrafo do texto, em que se respondem as questões básicas sobre o fato a ser relatado: o quê, quem, onde, quando, como e por quê ( elementos essências de qualquer narrativa);


  • Relata fatos recém- ocorridos, utilizando uma linguagem clara e objetiva.



Vamos localizar nessa noticia os elementos citados:


O quê (fato): _____________________________________________________


Quem( personagens):______________________________________________


Quando (tempo):__________________________________________________


Onde: __________________________________________________________


Por quê:________________________________________________________


Lead(lide):_______________________________________________________

Corpo da notícia: _________________________________________________



REPORTAGEM

O texto de reportagem é feito com base em pesquisas, entrevistas, levantamento de dados e citações, entre outros recursos. Apresenta diferentes vozes sobre o mesmo assunto e tem linguagem objetiva, clara e baseada na variedade padrão da língua. Na reportagem, utilizam-se termos que não dão margem a diferentes interpretações. As citações entram entre aspas e as fontes são sempre identificadas. Variados, os assuntos das reportagens são todos aqueles que despertem interesse do leitor.




Título da reportagem:______________________________________________
Jornalista:_______________________________________________________
Assunto principal:_________________________________________________
Quem foi consultado:______________________________________________




LEITURA E ANÁLISE DE FOTOS





SITUAÇÕES DE LEITURA


Há muitas maneiras de ler um texto. Em diferentes situações do dia a dia, estamos em contato com textos variados, espalhados em todos os locais. Procure observar os textos em sua volta.



Observe a foto a seguir:





- Aponte um detalhe da foto que tenha chamado a sua atenção durante a leitura.


- A fotografia revela possíveis informações ou hipóteses. O que você poderia dizer a respeito do cenário?


- Observe o aspecto de modernidade presente na foto dessa cidade. Para você, o que isso pode representar sobre a qualidade de vida das pessoas quem trabalham e/ ou moram nessa região?


- Observe sua cidade e indique como você vê a distribuição do espaço urbano: o desenvolvimento e a organização da cidade nos diferentes bairros ou setores habitacionais.



Essa foto é da cidade de São Paulo. Discuta sobre qualidade de vida, espaço urbano, desenvolvimento e organização das grandes cidades. As grandes cidades brasileiras têm regiões com as características da foto: edifícios grandes, modernos e bonitos, avenidas e comércio desenvolvidos. Contudo, há um número maior ainda de regiões periféricas nessas mesmas cidades, com características bem diferentes: falta saneamento básico, escolas, hospitais, lazer, transporte, etc.



O Brasil é um país conhecido internacionalmente por sua rica fauna e flora, assim como por suas exuberantes paisagens e sua cultura diversificada. Nessa foto representa o Brasil.


Observe atentamente a foto:







Lembre-se: há informações na imagem que saltam aos olhos de qualquer leitor, assim como há muitas outras informações que só será percebidas pelos leitores mais atentos. Então, muita atenção!


-Observe a foto do animal e da vegetação e procure resgatar de suas lembranças as informações conhecidas a respeito dessa foto. Anote o maior número de informação que você vê.


-Anote, agora, o maior número de informação que você consegue associar à foto.



A fotografia brasileira teve um grande impulso na segunda metade do século XX.


O primeiro deles foi o desenvolvimento do fotojornalismo(1950), outro motivo foi a criação de revistas especializadas com orientações e técnicas fotográficas.




Foto: Viaduto do Chá (1993)


Fotógrafo: Cristiano Mascar ( 1944-)




Uma cena urbana


É comum associar o movimento do centro de uma grande cidade como São Paulo ao de um imenso formigueiro. Nessa foto tirada do alto as pessoas aparecem tão pequenas que parecem formigas movendo-se em várias direções. Mas há outros aspectos a destacar nela: a forte impressão de movimento, a sombra das pessoas nas calçadas e ruas, algumas pessoas andam sozinhas, ainda que entre tantas outras. Note ainda as que estão conversando, paradas, e as que estão abraçadas ou de mãos dadas.




Observe a foto:


-O que você vê?


-O lugar em que ela se encontra é adequado para esse tipo de esporte? Por quê?


-Que habilidade e condição física esse esporte requer?


-Geralmente, qual é o perfil das pessoas que gostam de praticar esse esporte?


-Ela está usando roupas adequadas para praticar o esporte?


-Levante hipóteses: Que idade você imagina que ela tem? Justifique.


-As roupas que ela usa são típicas de uma senhora de idade?


-E as ações dela? Por que geralmente pessoas idosas nunca são associadas a esse tipo de esporte?





LEITURA E ANÁLISE DE GRÁFICO

GRÁFICOS


Os gráficos têm a função de apresentar dados econômicos, sociais, físicos, etc. por meio de figuras. São eficientes, pois trazem informações ao mesmo tempo, permitindo a visualização, a compreensão e a comparação de dados. Há vários tipos de gráficos: o circular, também chamado de “gráfico de pizza”, o de barras, o construído em curvas em retas e outros.



Folha de S.Paulo,7out.2003,p.A12.



Observe com atenção este gráfico sobre a pobreza no mundo.


1-De que assunto trata este texto?


2-Que recursos são utilizados para expor o assunto?


3-As informações referem-se a que ano?


4-Segundo a ONU(Organizações das Nações Unidas), o que caracteriza uma favela?


Nesse texto, a representação da parcela de favelados na população das cidades é feita por meio de dois gráficos:



  • Gráfico circular;

  • Gráfico de barras,complementado por um mapa-múndi, que dá a localização das regiões no globo.

5-Observe o gráfico circular e diga com suas palavras as informações que ele apresenta.


6-Comparando o gráfico, qual é a região mais pobre?


7-Observando o gráfico de barras, coloque as áreas do mundo com população favelada em ordem decrescente( da maior para menor), de acordo com o tamanho da população.